"Aqui fala Campbell Plowden, coordenador da campanha de baleias do Greenpeace. Gostaria de informá-lo que a União Soviética enviará dois navios quebra-gelo para abrir caminho às baleias presas no Alasca”
Esta foi a frase-chave que permitiu o resgate de três baleias-cinzas prestes a morrer presas no gelo do Alasca, em 1988. Plowden telefonou para a agência de notícias Associated Press, que imediatamente espalhou a notícia e forçou o governo dos Estados Unidos a atuarem em conjunto com soviéticos, comunidades esquimós, empresas de petróleo e ambientalistas para salvar os animais.
Enquanto o filme de Hollywood foca sua história em Barrow, no Alasca, Campbell nos revela as negociações, a partir de Washington, com os russos e com a administração do presidente Regan para colocar a vida das baleias a frente das políticas nacionais, em uma época em que a Guerra Fria entre as potências comunistas e capitalistas polarizava o mundo.
No filme, a atriz Drew Barrymore encarna a ativista do Greenpeace Rachel (Cindy Lowry, na vida real), que mobiliza os meios de comunicação de todo o país para salvar as baleias-cinzas.
Veja no link abaixo um vídeo gravado durante o lançamento do filme "O Grande Milagre" em Washington, EUA, em janeiro de 2012. Entrevistas com a atriz Drew Barrymore e com a ex-ativista do Greenpeace Cindy Lowry, cuja determinação em salvar três baleias encalhadas no gelo do Ártico deu origem ao filme. Imagens de "O Grande Milagre" cedidas por Universal Pictures.
Nenhum comentário:
Postar um comentário