domingo, 15 de abril de 2012

Fenômenos naturais espetaculares


Brilho das cinzas vulcânicasBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)



Talvez uma erupção vulcânica não seja tão impressionante, mas experimente vê-la quando há luzes envolvidas. As cinzas e a poeira são eletricamente neutras. No entanto, quando os dois elementos vêm de um vulcão, têm íons com cargas diferentes. Isso cria um campo magnético e, consequentemente, um espetáculo de luzes.

Sol falsoBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

Um 'sol falso' significa que uma espécie de anel forma-se ao redor do sol. Isso ocorre quando poucos raios solares encontram-se com nuvens frias. Iguais a um arco-íris, os raios solares são refratados por cristais de gelo. A parte que está mais próxima do sol reflete arestas que variam do vermelho para o laranja até que se transformam em azul.

Aurora borealBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

Apesar da fama, muitas pessoas conseguiram ver apenas em fotografias o fenômeno natural, também conhecido como Luzes do Nordeste. Ele ocorre apenas quando em regiões do extremo norte do globo, como o Alasca e o norte da Escandinávia e só pode ser visto na metade do inverno.

Sol da meia-noiteBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

O 'sol da meia-noite' ocorre durante o verão nos extremos norte e sul do planeta. Nesta foto, o sol permanece acima do horizonte durante a noite, o que faz com que o dia tenha sol durante as 24 horas. Nos dias mais escuros do inverno muitas pessoas desejam mais luz e isso é ainda mais verdade para aqueles que vivem no extremo norte do planeta, local em que a luz é raridade nos dias em que o inverno é mais intenso. Para eles, o 'sol da meia-noite' é motivo para fazer uma festa.

Lua de Arco-írisBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

Uma lua de arco-íris é um fenômeno muito raro. O fenômeno ocorre quando a lua está muito luminosa, não muito alta no céu e quando a chuva cai na direção oposta à da lua. O arco-íris é criado pela luz que se reflete na superfície da lua.

Super célulaBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

A super célula é, com certeza, uma das mais belas tempestades de raios. O fenômeno ocorre quando há uma corrente em contínua rotação, também conhecida como mesociclone. Correntes de ar quente e frio encontram-se porém, continuam separadas, permitindo à tempestade continuar por várias horas.

Raio verdeBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo) 
Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, um raio verde não é algo que ocorre apenas na ficção. A luz existe na vida real e aparece somente antes do nascer e pôr do sol, com duração média de dois segundos. Já que os raios verdes são teoricamente visíveis para qualquer um, você terá a chance de vê-los de qualquer lugar.

Eclipse solarBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

A maioria das pessoas se contenta em ver um eclipse parcial, já que somente alguns têm a rara oportunidade de ver um eclipse total. O espetáculo ocorre quando o caminho traçado pela lua bloqueia completamente o do sol, alinhados com a Terra.

Pilar solarBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

Um pilar solar ocorre quando cristais de gelo suspensos na atmosfera refletem a luz. O fenômeno é visível somente em temperaturas frias e durante o nascer e o pôr do sol. As luzes saem das nuvens em forma de cachoeira e formam pilares espetaculares de luzes.

Nuvens noctilucentesBrilho das cinzas vulcânicas (© AP Photo)

O fenômeno ocorre em altitudes muito altas, a cerca de 75 a 80 quilômetros do solo. As nuvens noctilucentes somente acontecem nas camadas mais altas da atmosfera, quando cristais de gelo formam pequenas partículas. O gelo reflete o sol e dá às nuvens um brilho bonito e prateado. O fenômeno é difícil de prever, mas normalmente ocorrem durante as primeiras horas de dias de verão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário