quinta-feira, 22 de março de 2012

Recebam o mais novo guerreiro do arco-íris

Na manhã desta terça-feira, 20, ativistas do Greenpeace Brasil foram dar as boas-vindas ao Rainbow Warrior, mais novo e moderno navio de campanhas da organização que acaba de chegar ao país. O navio foi recebido no encontro das águas dos Rios Solimões e Negro, próximo a Manaus, com faixas de “Bem-vindo à Amazônia”.
Inaugurado em outubro de 2011, esta é a primeira viagem que o navio faz às águas brasileiras, em comemoração aos 20 anos de atuação da organização no país.
“Ver o navio é fantástico e é a concretização de nosso trabalho. Estou há tanto tempo na rua defendendo a causa ambiental que quando o vi me deu um frio na barriga”, disse Barbara Rubin, voluntária do Greenpeace há seis anos, que participou da recepção do navio e estará a bordo quando o navio partir para Santarém.

"O Rainbow Warrior é uma máquina de comunicação, com ele temos internet, rádio e telefone, em tempo integral, até nos lugares mais remotos da Amazônia. Ele vem para servir de megafone para que o Brasil e o mundo ouçam a voz da floresta", disse Tatiana de Carvalho, coordenadora da campanha da Amazônia do Greenpeace.

O Rainbow Warrior estará no Brasil até 5 de julho. Além de Manaus, ele passa por Belém, Recife, Salvador, Rio de Janeiro - onde participará da conferência Rio+20 -  e Santos. Em todas estas cidades, o público poderá subir a bordo e conhecer a tripulação deste ícone da luta ambiental.
Manaus é a primeira parada do Rainbow Warrior, mais novo e moderno navio de campanhas do Greenpeace em visita inédita que marca o 20o aniversário da organização no Brasil.
Neste fim de semana, o público terá a oportunidade de subir a bordo gratuitamente, conhecer a tripulação e participar das campanhas de proteção ambiental.
Terceiro navio do Greenpeace a ostentar o nome Guerreiro do Arco-Íris, o navio foi lançado em outubro do ano passado, mas já se tornou um ícone em sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para reduzir ao máximo seu impacto sobre o meio ambiente, desde o uso da força dos ventos como principal motor, até um sistema de tratamento de água e resíduos.
Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam potência máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes.
A construção do navio só foi possível graças ao apoio de mais de 3 milhões de colaboradores regulares do Greenpeace em todo o mundo, além de 100 mil doações específicas.
O navio estará atracado no porto de Manaus (Rua Marques de Santa Cruz, 25, Centro). A visitação é gratuita e acontece neste sábado e domingo, 24 e 25 de março, das 10h às 17h.
Depois de Manaus, o Rainbow Warrior passará por mais cinco cidades brasileiras: Belém (5 e 6 de maio), Recife (26 e 27 de maio), Salvador (2 e 3 de junho), Rio de Janeiro (10, 16 e 17 de junho) e Santos (30 de junho e 1 de julho). 
A chegada do Rainbow Warrior em Manaus foi o ponto de partida para o lançamento da campanha do Desmatamento Zero, que tem como objetivo garantir um mundo melhor e mais verde para as próximas gerações.
Paulo Adario, diretor da Campanha da Amazônia, defendeu a preservação das florestas dentre as mais de 50 pessoas que participaram do encontro a bordo do navio. “As matas são responsáveis por manter o equilíbrio climático do planeta. Além disso, elas tornam o solo mais fértil em todo o mundo, e garantem a existência dos rios e dos mares”, disse. 
Para Adario, o grande desafio é passar a mensagem para quem está fora do navio, para aqueles que estão nos grandes centros urbanos do Brasil. “Contamos com a adesão de todos”, afirmou.
Felício Pontes, procurador do MPF-PA (Ministério Público Federal do Pará), que tem mantido uma ação permanente em defesa da Amazônia e de seus povos tradicionais, observou que “nos últimos 30 anos, a nossa geração foi capaz de desmatar quase 20% da Amazônia, uma verdadeira proeza. Dezenas de gerações que nos antecederam não fizeram isso”.
Em sua opinião, toda iniciativa que vise a preservação ambiental é bem-vinda e deve ser apoiada incondicionalmente.
Os movimentos indígenas também estiverem presentes, representados pela Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira). Sonia Guajajara disse que a campanha é um salto muito grande. “Precisamos de uma reviravolta no país. Vivemos um retrocesso muito grande, autorizamos leis que vão permitir ainda mais o aumento do desmatamento”.
A campanha do Desmatamento Zero também foi prestigiada pelo diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, que mandou um recado bem claro e direto à presidente Dilma Rousseff: ou ela escolhe se quer continuar permitindo lucros de curto prazo para poucas pessoas ou desenvolvimento sustentável que beneficie a maior parte da população no longo prazo.
Hj o dia foi agitado no Rainbow Warrior. Atracado no Porto de Manaus, o navio construído para o Greenpeace recebeu visitas o dia inteiro, com gente de sobra apoiando a campanha por uma lei do desmatamento zero. Depois de organizações sociais e ambientais da Amazônia darem seu recado pela manhã, mais de 70 homens e mulheres do Batalhão Ambiental da Polícia do Amazonas subiram a bordo para conhecer o navio e dar seu apoio ao fim da devastação.
“A Amazônia já foi agredida demais. Isso tem que acabar”, disse o Comandante do Batalhão, Coronel Sena, acompanhado pelo Coronel José Alves Silva (Subcomandante Geral da Polícia Militar do Amazonas) e por Herbert Campos (Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Amazonas. “O desmatamento na Amazônia não agrega valor social nenhum”, afirmou, com a experiência de quem já rodou cada canto dessa região. 

Guiados pela tripulação do Rainbow Warrior, soldados e oficiais ficaram encantados com a embarcação e teve gente que até quis saber como se voluntariar para permanecer a bordo. “Para nós, a visita foi uma lição de organização social e de cidadania. Ficamos extremamente honrados. Vai ficar em nossa memória profissional para o resto da vida”, conclui o coronel. 

Vejam as fotos do noco "barquinho" do greenpeace:
Em sua primeira visita ao Brasil, novo Rainbow Warrior cruza as águas do Rio Negro, na altura de Itacoatiara (AM) (©Greenpeace/Rodrigo Baleia)  A bordo no navio Rainbow Warrior, mais de 50 pessoas participaram do lançamento da campanha do desmatamento zero.
 Batalhão Ambiental da Polícia do Amazonas visitou a mais nova embarcação do Greenpeace e apoiou o fim do desmatamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário